SOBRE O ENCONTRO

A juventude brasileira é contabilizada em mais de 50 milhões de mulheres e homens com idade entre 15 e 29 anos.

sobre

A juventude brasileira é contabilizada em mais de 50 milhões de mulheres e homens com idade entre 15 e 29 anos. Tais jovens estão inseridos num contexto de desafios, contrastes e desigualdades. De maneira mais específica, destaca-se nessa realidade a violência e o extermínio da juventude, especialmente negra, pobre e periférica; a violência contra a mulher; a injustiça socioambiental; e as distintas intolerâncias (religiosas, homofóbicas, lesbofóbicas, transfóbicas).

Frente a essa situação atual de extrema vulnerabilidade a que está submetida a imensa maioria dos jovens brasileiros/as, é necessária uma firme atuação de todos os segmentos da sociedade civil e do poder público para garantir o direito dos/ das jovens à vida digna e ao seu pleno desenvolvimento. Torna-se necessária a construção de diálogos intergeracionais, que reforcem a participação de jovens e a construção de redes que articulem experiências já vivenciadas e sinalizem novas práticas e criações juvenis nas igrejas e outras expressões de fé no Brasil. Isso se desdobra e se concretiza em uma série de ações mobilizadoras, conscientizadoras e preventivas, além de políticas públicas para a juventude.

O encontro buscará contextualizar e discutir o atual cenário de intolerâncias no Brasil, os desafios da casa comum e diálogo ecumênico, e como as juventudes ecumênicas podem ter um papel de protagonismo e incidência frente ao cuidado com a Criação. Com a temática proposta pela Campanha da Fraternidade frente ao Cuidado da Casa Comum, se tornou possível o desafio de envolver pautas comuns a serem trabalhadas junto a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) e a Pastoral Popular Luterana (PPL) estes dois grupos distintos das juventudes que visam mobilizar uma agenda nacional através de um encontro de capacitação e mobilização com base na temática "Encontro Nacional da Juventude Ecumênica: desafios e possibilidades no cuidado da Casa Comum" mobilizando jovens de distintas regiões do Brasil e de diversas expressões de fé, para que juntos encontrem soluções frente ao desafio de outro mundo possível.

Rede Ecumênica da Juventude

Rede formada e protagonizada pelas juventudes no Brasil que buscam, a partir de distintas formas de espiritualidades, a promoção dos direitos juvenis.

Pastoral Popular Luterana

A pastoral popular tem sua origem na luta de libertação na América Latina, onde o povo reconhece a atuação de Deus na história pela prática da justiça.

MAIS INFORMAÇÕES?

comunicacao@reju.org.br