Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Estado Laico e Superação de Intolerâncias

No Brasil denúncias, registradas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, relacionadas a intolerância religiosa, cresceu mais de sete vezes em 2012 em relação a 2011, um aumento de 626%. 

A REJU busca romper com o estereótipo de uma sociedade “pacífica e cristã” em meio a questão religiosa. Reconhecemos todas as ramificações, matrizes e vertentes que fazem do Brasil tão diverso e único, no mundo, quando se destaca sua diversidade religiosa, próximo ao patamar da Índia.

Fazer ecumenismo é denunciar, promover caminhos de diálogo e garantir a prática e a diversidade religiosa. Reconhecendo os caminhos que revelam o sagrado a todos e todas e proteger aqueles que não creem. 

Como isso ocorre na REJU: Participa em Fóruns, Comitês, Conselhos e Serviços Ecumênicos. Publica materiais e artigos relacionados a temática. Promove campanhas e debates nacionais, regionais e locais. Possui diálogo com distintas comunidades de fé e espiritualidade.

Como iniciativa inicial, em 2007, do FE ACT Brasil (Fórum Ecumênico do Brasil membro da ACT Aliança), atualmente a REJU possui vinculo e diálogo constante com as Igrejas, instituições organizações e agências que compõe  fórum. 

Está representada no Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e no CONJUVE, onde contribui com a pauta de defesa e consolidação de um Estado Laico de fato.

Como rede ecumênica, possui relação direta com jovens e comunidades de distintas ramificações cristãs e das religiões matriz africana, do budismo e do espiritismo dentre outras.

Linhas de ações para o biênio 2015 e 2016:
  • Manter parceria FE ACT Brasil;
  • Fortificar redes específicas (ex. travestis, luta contra xenofobia);
  • Formação popular com parceiros (ex. CEBI);
  • Reconhecimento de índices numéricos sobre a diversidade religiosa e estudos relacionados a temática.

Matéria relacionada:

Sites relacionados: 

http://www.portalecumenico.net/