Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Jornadas Ecumênicas

1ª Jornada Regional da Juventude Ecumênica do Sudeste

No dia 1° de dezembro de 2007 mais de 100 jovens quilombolas, ligados a movimentos sociais, representantes de organizações não governamentais e de igrejas se reuniram no Rio de Janeiro para a Jornada Ecumênica da Juventude do Rio de Janeiro.

2ª Jornada Regional da Juventude Ecumênica do Sudeste

De 7 a 9 de novembro de 2008, em Sacra Família do Tinguá, RJ, realizou-se a 2ª Jornada Ecumênica da Juventude, com 80 participantes, com os temas Educação, Ecumenismo e Direitos. Contou com significativa representação de juventudes de igrejas e organizações de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia: Metodistas, Presbiterianos Independentes e Unidos, Assembleianos, Batistas, Candomblecistas, Católicos Brasileiros e Romanos, Profec, KOINONIA, Quilombolas, MST/RJ, CPT/RJ, PJ/RJ e PJ/BH, Fetag/RJ, Juventude do PT, Fórum da Juventude/RJ e Cebi/RJ. Durante a Jornada, foram eleitos(as) os(as) coordenadores(as) da REDE do Sudeste para o ano de 2009.

1ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Nordeste

De 7 a 9 de dezembro de 2007, 80 jovens de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte; de Sindicatos, Terreiros de Candomblé e Igrejas reuniram-se em Salvador para a jornada.  Foram três dias de intensos trabalhos de grupo que resultaram em reflexões sobre as violações de direitos das juventudes e os caminhos para superá-las.

2ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Nordeste

Nos dias 5 a 7 de 2008, em Igarassú, PE, realizou-se a 2ª Jornada Ecumênica da Juventude, com 100 participantes, com os temas Juventude Ecumênica: Políticas Públicas, Desafios Do Ecumenismo E Direitos. Contou com significativa representação de juventudes de movimentos, organizações e instituições religiosas ecumênicas da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: candomblecistas, luteranos, assembleianos, metodistas, presbiterianos, Diaconia, Cebi e Koinonia. Durante a Jornada, foram eleitos(as) os(as) coordenadores(as) da REJU do Nordeste para o ano de 2009.

1ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Sul

Realizada de 7 a 9 de novembro de 2008, Joinville, SC, a 1ª Jornada Ecumênica Sul, teve como tema Diversidade e Convivência. Contou com 250 participantes, vindos dos Estados da Região Sul e de países do Mercusul. Durante a Jornada, foi criada a REJU SUL Rede Ecumênica da Juventude do Sul, com a eleição dos(as) coordenadores(as) para o ano de 2009.

1ª Jornada Ecumênica do Cerrado – JECO

Realizada na cidade de Hidrolândia, em Goiânia, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2009. A 1ª JECO contou com a participação de 80 pessoas, entre jovens e adultos, vindos de igrejas cristãs (com maioria católica) e não cristãs e movimentos e organizações ecumênicas da Região Centro-Oeste. Nesta jornada foi oficializada a coordenação regional da REJU CO. Foi lida pela primeira vez a Carta Contra Toda a Violência à Juventude do Brasil , uma ação nacional da REJU, com a contribuição de 15 grupos de juventudes das quatro regiões onde a REJU se faz presente, com narrativas de violências contra jovens e propostas de ações libertadoras.

4ª Jornada Ecumênica Nacional – Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida

Promovida pelo Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) e o Fórum Ecumênico Sulamericano (FE Sul), entre os dias 11 e 15 de novembro de 2010, em Itaici, interior de São Paulo, Brasil. A  jornada reuniu cerca de 312 participantes, em sua maioria juventudes de movimentos e organizações sociais, de populações tradicionais (quilombolas e indígenas), de religiões cristãs e outras expressões religiosas, de diferentes regiões do Brasil e demais países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru).  Foi consolidada a REJU Norte e estabelecida objetivos para a juventude ecumênica junto a realidades do Brasil e América Latina.

Confira na Carta de Itaici: 

http://www.projornada.org.br/uploads/CARTADAJUVENT...