Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Movimento Ecumênico

O FE Brasil – Fórum Ecumênico Brasil – nasceu como CER-Brasil – Compartir Ecumênico de Recursos – em abril de 1994, a partir da iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), através da sua Unidade IV. 

Propondo-se a ser um fórum de articulação ecumênica, relacionado ao CMI e em parceria com o Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs -, O CER-Brasil passou a representar "um espaço de diálogo que possibilitou ver e rever conceitos em relação ao compartir de recursos na sua globalidade, incluindo experiências, dificuldades e sinais de esperança”.  Entre os objetivos do CER-Brasil estavam o de promover e facilitar o diálogo entre igrejas e organismos ecumênicos no Brasil, proporcionando ampla participação e complementaridade.

O CER-Brasil procurou desenvolver o diálogo e atuação entre igrejas e os organismos ecumênicos no Brasil, implicando uma compreensão mais abrangente do significado da palavra recurso, incluindo todos os recursos existentes em uma comunidade.

A partir de agosto de 2002, o CER-Brasil passou a ser FE Brasil, composto de doze instituições participantes – Cebi, Ceca, Cediter, Cese, Cesep, Clai Brasil, Conic, Creas, Diaconia, Gtme, KOINONIA e Unipop – e uma parceira, PAD. O Fórum Ecumênico promove um encontro anual, com um tema central de aprofundamento, apresentação da instituição de um dos integrantes, como forma de intercâmbio e de motivação dos participantes, e encaminhamentos de demandas.

A partir de 2011, o FE BRASIL passa a ser membro da ACT Aliança, passando a ser reconhecido como FE ACT Brasil.

São integrantes do FE ACT Brasil:

Conselhos: 
  • CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs); 
  • CLAI (Conselho Latino -Americano de Igrejas);
  • CMI (Conselho Mundial de Igrejas).

Igrejas: 
Igreja Católica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (Ieclb), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Ieab), Igreja Metodista (IM), Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI), Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) e Igreja Ortodoxa Siriana.

Confira mais detalhes e notícias do movimento ecumênico no Portal Ecumênico.

Parcerias:
  • PAD - Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas Européias e seus Parceiros no Brasil.Organismos Ecumênicos: 
  • ASTE – Associação de Seminários Teológicos Cebi - Centro de Estudos Bíblicos;
  • Ceca – Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria;
  • Cenacora – Comissão Ecumênica de Combate ao Racismo Cediter – Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra;
  • Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço;
  • Cesep – Centro Ecumênico de Serviço à Educação Popular Diaconia FLD - Fundação Luterana de Diaconia Gtme – Grupo de Trabalho Missionário;
  • Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço;
  • Profec - Programa de Formação e educação Comunitária Unipop – Universidade Popular.